segunda-feira, 14 de julho de 2008

SIMULADO ATUALIDADES - PREPARATÓRIO PREFEITURA DE SANTA MARIA


1 (CESGRANRIO – 2008) Análsie a definição de sustentabilidade ambiental e as situações de ameaça à Amazônia Brasileira.

Definição
Sustentabilidade ambiental está relacionado à capacidade da natureza para absorver recuperar-se das agressões do homem.
Gumarães, R. In Becker, B. e Miranda, M. (orgs). A geografia política do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1995:33).

Situações
I – Índios – a alta concentração de terras indígenas e as unidades de conservação em certos estados da região restringem espaço para se alavancar a economia.
II – Madeireiras – o crescimento da industria ilegal madeireira está destruindo rapidamente a fauna e flora.
III – Arrozeiro – o agrotóxico da agricultura vai para os rios e parte da floresta é derrubada para agricultura.
IV – ONG – estima-se que existam 100 mil ONG operando na região e que muitas se envolvem com biopirataria e lavagem de dinheiro.
V – Pasto – pecuaristas compram terrenos na região e utilizam-nos para pastagem até que se tornem inférteis.
Revista Istoé, 28 de maio de 2008.
O tipo de sustentabilidade definido está diretamente comprometido com as ameaças descritas nas situações numeradas de I a V, com exceção da ameaça:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV
(E) V

2 (CESGRANRIO – 2008) No Brasil, é recorrente a problemática da demarcação de terras indígenas, tal é o caso atual da Reserva Raposa Serra do Sol, na Amazônia. Com relação a esse tipo de área protegida, são feitas as afirmativas a seguir.
I – A área indígena demarcada continua sendo propriedade da União.
II – Os índios têm direito ao usufruto da superfície, mas não à exploração do subsolo de uma reserva demarcada.
III – As Forças Armadas não podem atuar nessas áreas demarcadas.

Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa (s):
(A) I, II e III.
(B) II e III apenas.
(C) I e III, apenas
(D) I e II, apenas
(E) I, apenas.
3 -A América do Sul na semana passada passou por incidente diplomático, em virtude de uma suposta instalação de bases militares dos EUA na região. Quais os países envolvidos na devida crise?
A) Equador e Peru B) Peru e Bolívia C) Colômbia e Chile D) Venezuela e Peru E) Peru e Colômbia.
4- Os chefes de Estado reunidos hoje em Paris aprovaram a criação da União pelo Mediterrâneo, organização de cooperação entre a União Européia (UE) e seus vizinhos mediterrâneos, para promover o avanço dos processos de paz e a estabilidade na região.
Quais os países do Oriente Médio que restabeleceram relações diplomáticas no devido evento:

A) Israel e Palestina B) Egito e Iraque C) Síria e Líbano D) Israel e Irã.


5- A China está violando o embargo de venda de armas ao Sudão, decretado pela ONU em março de 2005, entregando a esse país equipamento militar e treinando seus pilotos para os caças chineses, revelou a rede britânica BBC, neste domingo:
Fonte: G1 Agencia de Notícias da globo, 14/07/2008.
Qual é o principal interesse da China no Sudão:

A) os grãos.
B) o petróleo sudanês.
C) interceder no combate à violência.
D) reservatórios de água.

6 - Pelo menos nove soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) morreram e outros 15 ficaram feridos em um enfrentamento com insurgentes registrado hoje no nordeste afegão. Qual o grupo de guerrilha que domina essa região:

A) Al Qaeda
B) Hamas.
C) Hezbollah.
D) Taleban.
E) Jihad Islâmica.


7- O presidente Lula encerrou neste sábado (12), uma viagem pelos países do Sudeste asiático propondo uma parceria para a ampliação da produção e consumo de etanol. Qual país do sudeste asiático fechou acordo de cooperação de biocombustíveis com o Brasil:

A) Vietnã.
B) Indonésia.
C) Malásia
D) Tailândia
E) Filipinas.

8 - Na semana passada ocorreu encontro do G8 (Grupo dos países ricos e industrializados), onde simultaneamente foi realizado encontros do G5 (Grupo principais países emergentes):
O G5 é composto pelos seguintes países:

A) Brasil, Rússia, Índia e China e México
B) Brasil, China, Índia, África do Sul e México.
C) Brasil, Rússia, África do Sul e México.
D) Brasil, Argentina, México e Índia e África do Sul.
E) Índia, Brasil, África do Sul, Turquia e China.

9 -O G5 possui 40% da população mundial esses países vêm em sua maioria mantendo taxas de crescimento bem acima da média global. Entre eles aparecem potências econômicas como a China, quarta maior economia do mundo, e o próprio Brasil.
Qual a posição do Brasil na economia mundial:
A) 5ª economia mundial. B) 7ª economia mundial. C) 8ª economia mundial. D) 10ª economia mundial.

10 - Sobre a Rodada de Doha assinale as alternativas corretas:
I – Existem basicamente três blocos que possuem maior influencia nas negociações de Doha (UE, EUA e membros do G -20).
II – nome dado a uma série de reuniões que discutem regras para tornar mais ágil o comercio entre os 152 membros da OMC.
III – A maior polemica das negociações gira em torno da agricultura (subsídios agrícolas).

A) I e II. B) I e III C) apenas I. D) apenas II. E) todas estão corretas

GABARITO: 1d - 2d - 3b - 4c - 5b - 6d - 7b - 8b - 9d - 10e


domingo, 13 de julho de 2008

Artigo: A interdisciplinaridade da Geografia nos processos vestibulares

* MURIEL PINTO/ Licenciado em Geografia e Consultor Turístico/ Professor UP Vestibulares e Grécia Cursos.
E-mail: murielpinto@yahoo.com.br – Fone: (055) 99145468

O sistema educacional das épocas de hoje, pode ser definido como um processo formador da competência humana, visto que possui uma forte relação com a qualidade formal e a política, ou seja, está perfeitamente adequado com os acontecimentos do globo terrestre, relacionando-se em conseqüência com os conceitos geográficos. Os estudos da Geografia são de suma importância para o ensino, uma vez que suas diversas áreas estão diretamente relacionadas com as ações humanas, expondo para os discentes as diferentes atribuições do homem na superfície terrestre como: noções de espaço, localização, modo de vida, lugar, paisagem, contextualização histórica e cultural, turismo etc. Os conceitos tradicionais da geografia são relevantes para dar á sustentação básica a devida disciplina, mas não podemos esquecer das questões que envolvem as épocas de hoje, o chamado contexto atual, que de uma forma ou de outra, salienta para os alunos, a conjuntura em que estamos inseridos, e suas respectivas transformações dentro de uma conjuntura histórica. Esse mundo dinâmico de hoje, vem a cada dia nos revelando novos acontecimentos (busca por fontes renováveis de energia, crise alimentar, equilíbrio econômico do Brasil, problemas ambientais globais,entre outros). De modo geral esse contexto atual vem contribuindo na elaboração das provas dos vestibulares, tornando os mesmos interdisciplinares. Dentre os muitos fatores benéficos dessa dinamização da Geografia para os processos vestibulares, podemos destacar a contribuição na interpretação de textos, elaboração de redação e resolução de questões de outras disciplinas e de questões descritivas, pois os vestibulares de hoje tentam mostrar a atualidade, utilizando provas temáticas. Finalizando o que foi observado somos testemunhas de que as noções geográficas são de grande valia para os processos seletivos vestibulares, pois as mesmas dão uma orientação de mundo para os discentes, mostrando toda uma conjuntura local e global, devendo ter uma maior atenção dos candidatos, pois é uma das disciplinas que mais vem eliminando nos respectivos processos seletivos.